O Projeto Memória é uma tecnologia social de educação que pretende difundir a obra de personalidades que contribuíram significativamente para a transformação social, a formação da identidade cultural brasileira e o desenvolvimento do país. O objetivo da tecnologia social em educação é alcançar professores, alunos da rede pública de ensino, historiadores e formadores de opinião.
São desenvolvidos produtos educativos como a exposição itinerante que circula por centenas municípios brasileiros, o vídeo-documentário e o livro foto-biográfico que são dirigidos para bibliotecas públicas do País, além de um kit pedagógico, contendo almanaque histórico e guia do professor, destinado a 18 mil escolas públicas.
Em edições anteriores já foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro Alvares Cabral (2000), o ex-presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o sociólogo Josué de Castro (2004) , o educador Paulo Freire (2005) , a feminista Nísia Floresta (2006), o líder da Revolta da Chibata João Cândido (2008) e o Marechal Rondon (2009).
UMA AULA DIFERENTE
Na semana passada, nossa cidade foi agraciada com a exposição do Projeto Memória Carlos Drummond de Andrade, montada na Câmara Municipal.
Não poderia perder a oportunidade de levar meus alunos do 9º ano para prestigiarem e conhecerem um pouco mais sobre a vida e obra do grande escritor mineiro.
Fomos recepcionados por Marina (bibliotecária municipal) e por Marta (funcionária da Casa da Cultura e bibliotecária em nossa escola) que nos deram as boas-vindas e falaram a respeito do projeto realizado em parceria com a Fundação Banco do Brasil.
Além de contemplarmos os painéis da exposição, fomos surpreendidos com a chegada da TV local que nos solicitou algumas entrevistas.
Fiquei orgulhosa e encantada com a desenvoltura dos alunos entrevistados e com o comportamento apresentado por todos.
FOI REALMENTE UMA AULA MUITO DIFERENTE!!!
3 comentários:
essa nossa visita foi muito bÂo porque descobrimos uma historia muita emocionante que esse leitor mostra ele nos deu a oportunidade de esta descobrindo coisas que a gente as vezes não sabíamos
muito legal esse trabalho fez com o que nos se dedicarem mais aos estudos a leitura a educação etc... fica meus abraços ai professora Cristiane ti admiro muito
Mamãe,parabéns pelo trabalho!Te admiro muito e tenho um grande orgulho de dizer q você é a minha mãe e que é a melhor do mundo.Espero crescer atenciosa,cuidadosa,e ser sempre responsável como a senhora é!EU TE AMO!!!Beijos
Essa visita a câmara de João Pinheiro foi descoberta e tanto par mim e meus colegas descobrimos que a bibliografia de Carlos Drummond e um pouco sobre sua vida de antigamente.
Carlos Drummond de Andrade
(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.
Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.
(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.
(Resíduo)
Nome:
Carlos Drummond
de Andrade
Nascimento:
31/10/1902
Natural:
Itabira - MG
Morte:
17/08/1987
1984.
Postar um comentário